O que é nicho de mercado: 6 dicas para escolher um ótimo nicho

O que é nicho de mercado

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Um fator determinante para o sucesso de um projeto no marketing digital é a escolha de um nicho de mercado lucrativo. Mas afinal, você sabe o que é nicho de mercado?

Neste post eu vou falar para você, além do que é nicho de mercado, quais a importância de especializar um assunto para buscar construir autoridade no mercado.

Também vou falar sobre os três pilares que fazem com que você determine se vale a pena trabalhar com aquele assunto.

Por fim, irei apresentar os 6 passos infalíveis para que você consiga determinar o melhor nicho de mercado para trabalhar.

Portanto, fique aqui comigo até o final e aprenda como escolher um nicho lucrativo e livre de frustrações.

Ah, e se puder compartilhar com o maior número de pessoas, estará me ajudando a levar esse conteúdo a muita gente que pode estar precisando dessas informações!

ATENÇÃO: Este artigo é sobre um dos conceitos de marketing digital. Se você quer se aprofundar no assunto, não deixe de ver o guia [O que é marketing digital? O guia completo de como fazer negócios na internet]

O que é nicho de mercado?

Nicho de mercado é um conceito relativamente simples, mas que normalmente causa confusão para quem ainda não sabe ao certo como defini-lo.

Podemos entender nicho de mercado como sendo uma oportunidade dentro de um mercado mais amplo, onde existam pessoas que estão tendo pouca, ou até mesmo nenhuma, oferta de soluções para satisfazer as suas necessidades.

Ou seja, sempre o nicho de mercado é uma fração de um segmento maior.

Por exemplo, existe o segmento de saúde, mas também existe o nicho de emagrecimento dentro dele.

Se quisermos ir mais a fundo nisso, existe emagrecimento utilizando produtos naturais.

Vamos usar outro exemplo?

Imagine o segmento de musculação. Dentro dele temos o segmento de musculação para mulheres. Podemos ir além e definirmos o nicho de musculação para mulheres gestantes.

Nota que, cada vez que pegamos um nicho, podemos dividi-lo e encontrar um subnicho menor?

É exatamente este caminho que se deve fazer para descobrir um bom nicho a ser explorado.

Qual a importância de dividir o nicho em subnichos menores?

como separar o nicho em subnicho

O intuito em subdividir o nicho é encontrar oportunidades que estão sendo pouco exploradas. Ou seja, sempre que especificamos o público, menor é a concorrência.

Imagine que estamos falando sobre a musculação. Concorda que existem muitos líderes de mercado já abordando este assunto? Afinal, é um mercado muito amplo.

Quando especificamos o nicho em um subnicho, como o de musculação para mulheres, e focamos em conteúdo exclusivo para esse tipo de público, existirá menos concorrência.

O que acontece é que quando focamos em um mercado mais generalizado, apesar de termos um público-alvo muito maior, acabamos esbarrando em diversas outras empresas que divulgam para essas pessoas, sem que haja soluções assertivas para problemas específicos.

Então, trazendo para um contexto mais específico, você consegue se posicionar melhor como especialista em um problema específico e fazer uma comunicação melhor direcionada.

Sim! Empresas que divulgam para o nicho de musculação, talvez façam conteúdo também para musculação para mulheres.

Porém, se o seu foco for para esse subnicho, maiores são as chances de ter mais atenção desse público, por ser um conteúdo mais “direto ao ponto”.

Ou seja, apesar de estar se comunicando com um público menor, estará oferecendo uma solução mais eficiente para as dores daquele público em específico, aumentando muito o seu valor.

Mas tome muito cuidado para não especializar demais o seu nicho e acabar caindo na falta de demanda.

Os três pilares que sustentam a ideia

Podemos dizer que existem três pilares que fazem com que a sua ideia de nicho tenha realmente valor.

Esses pilares determinam se você estará trabalhando em um nicho verdadeiramente rentável. Portanto, é importante conhecê-los e saber identificá-los corretamente.

Dores ou prazeres do público-alvo

Quais são as dores que o público-alvo do seu nicho estão enfrentando? Quais são os problemas que eles estão constantemente buscando por soluções?

Ou então, quais são os prazeres que eles gostariam de ter e que você poderá satisfazer com o seu conteúdo?

Conhecimento

Você tem o conhecimento necessário para falar sobre este assunto com propriedade?

Caso você não o tenha, pense se você estará disposto a estudar sobre ele e assim se tornar um especialista naquele assunto.

Afinal, você não vai querer trabalhar e estudar muito sobre algo que você não goste, correto?

Demanda

Existe demanda suficiente de pessoas almejando a sua solução, a ponto de tornar o seu negócio rentável?

Afinal, de nada adianta você gerar conteúdo sobre um determinado tema, sendo que ninguém está interessado neste tipo de assunto.

Portanto, avalie se existem pessoas que já estão buscando alguma solução para o problema que você identificou como sendo um bom nicho, para saber se você deve destinar tempo e esforço para solucioná-lo.

Dicas para escolher o melhor nicho

Agora que você já sabe o que é nicho de mercado, finalmente vamos falar sobre as 6 dicas para que você consiga identificar o melhor nicho para você trabalhar.

Portanto, realize essas seis tarefas e com certeza você terá um nicho interessante e que lhe trará bastante retorno financeiro.

o que é nicho de mercado - passo a passo para escolher

#1: Defina um nicho de mercado que você se identifica

Atualmente existem milhares de possibilidades de negócios digitais a serem exploradas.

Aliás, temos a possibilidade de trabalhar com uma infinidade de assuntos, onde as ideias são das mais variadas e até muito lucrativas.

Porém, é muito importante que você escolha abordar assuntos que você tenha uma certa afinidade, ou então um grande interesse em aprofundar os seus conhecimentos.

Muita gente se frustra ao iniciar em um negócio digital e, após algum tempo, perceber que não tem todo o prazer necessário para levar aquele projeto adiante.

Mas também é importante deixar a razão se expressar e considerar se aquela é uma oportunidade interessante de se explorar.

O importante aqui é colocar na balança o seu interesse pelo assunto, contra o retorno financeiro que aquela ideia pode trazer. Então, caso não exista um equilíbrio, talvez seja interessante buscar uma outra ideia.

#2: Tente especificar o nicho escolhido em subnichos

Como já citamos anteriormente, quanto mais específico for o problema que você irá resolver, maiores as chances de você conseguir o status de especialista. Ou seja, maior será o seu valor para a sua audiência.

Mas é importante também não especializar demais, a ponto de não existirem pessoas realmente interessadas por sua solução.

Portanto, depois de definido o nicho, você deve verificar se existe a possibilidade de dividi-lo em subnichos, de forma que ainda existam pessoas interessadas naquele assunto.

#3: Conheça as dores ou prazeres do seu público-alvo

Depois de definido o nicho que você tem interesse em trabalhar, é importante identificar quais são as dores que o seu público-alvo enfrenta e quer sanar.

Ou então, quais os prazeres que essa pessoa está buscando com a sua solução.

Vamos exemplificar:

Uma pessoa que compra um curso de receitas saudáveis para emagrecimento, normalmente não está interessada no sabor daquelas receitas.

Provavelmente existem algumas dores envolvidas, que podem ser o fato de ela não estar contente com o seu corpo, ou até o fato de sua autoestima se encontrar seriamente abalada por estar acima do peso.

Falando em prazeres, uma pessoa que compra um curso que ensina a tocar violão, provavelmente quer ter o prazer de criar músicas com seu instrumento favorito.

Sendo assim, lembre-se que toda compra é movida pela tentativa de combater uma dor ou de proporcionar algum prazer.

E para você se tornar especialista nisso, a chave do sucesso é a pesquisa.

Portanto, tente descobrir o que o seu público-alvo está buscando saber, o que eles estão falando, quais são seus problemas e suas preocupações.

#4: Observe se existe demanda

Após estes levantamentos, você conseguirá analisar se existe demanda para a solução que você pretende oferecer. Afinal, o seu negócio tem que gerar lucro, certo?

E além de entender se existem pessoas que se interessarão pelo seu produto, é importante analisar se essas pessoas estarão dispostas a investir na sua solução.

Ou seja, tão importante quanto definir um bom nicho, é verificar se você conseguirá ter retorno financeiro ao trabalhar nele.

Deixo aqui a dica de utilizar a ferramenta Ubersuggests, que é excelente para ver a quantidade de vezes que as pessoas estão buscando um determinado assunto na internet.

#5: Busque o conhecimento necessário

Tendo os problemas do seu público na ponta do lápis, faça uma avaliação se você tem os conhecimentos necessários e suficientes para oferecer a eles uma solução.

Ou seja, analise qual o seu grau de conhecimento para te posicionar como uma referência para ele naquele assunto, a ponto de fazer com que a atenção deles se volte para você.

E supondo que você não se sinta 100% apto a sanar todas as suas dúvidas e resolver o problema, não se desespere. Analise se você poderá aprender tudo o que for necessário para isso.

Afinal, se você quer ser uma referência no assunto, você deve estar munido de conhecimento de valor. Dessa forma você conseguirá estampar uma marca forte na mente dos seus futuros clientes.

#6: Analise seus concorrentes

Por fim, chega a hora de analisar os seus concorrentes.

É importante conduzir uma boa pesquisa dentro do seu mercado sobre quais são os seus concorrentes.

Assim você poderá entender o que eles estão fazendo, quais os resultados que estão tendo e, o mais importante, como você pode aprimorar e oferecer um diferencial para os seus clientes.

Ou seja, com isso você poderá replicar algumas de suas estratégias, de forma melhorada, para que o seu público-alvo opte por sua solução, e não pela do seu concorrente.

Mas é importante frisar que você nunca deve copiar o seu concorrente. Apenas utilize essa pesquisa para saber por onde você pode começar a agir para colher os seus resultados.

E tenho duas boas dicas também:

A primeira é o SemRush. Sem dúvida é uma das melhores ferramentas para SEO, inclusive com funções excelentes para pesquisa de mercado. E é possível usar por um período de 7 dias de forma gratuita.

E a outra é o site do Neil Patel, que conta com ferramenta onde você pode colocar o domínio de seu concorrente e ver quais as páginas que estão gerando mais tráfego, as palavras-chave, os backlinks, dentre outras funções.

Dica bônus

Se você chegou até aqui e está disposto a começar um projeto lucrativo, vou deixar uma dica para você!

Uma excelente forma de trocar conhecimento por altos retornos financeiros é através do Marketing de Infoprodutos.

Você pode se tornar um produtor digital e criar o seu próprio infoproduto, que pode ser um curso ou um ebook para ensinar o assunto que você domina, de forma mais aprofundada.

Ou então, caso você não queira desenvolver um produto do zero, mas trabalhar com produtos já criados por outros produtores e lucrar com altas comissões, pode trabalhar como afiliado digital.

Conclusão

Agora você já sabe o que é nicho de mercado e também o que é necessário para conseguir escolher um nicho com grande potencial de lucratividade, que também lhe dê prazer em trabalhar.

Afinal, nada melhor do que lucrar com um segmento que você tenha familiaridade e que goste de falar sobre. Isso sim é unir o útil ao agradável.

Portanto, agora é a hora de pôr a mão na massa. Siga os passos que eu citei, descubra o nicho de mercado ideal para você atuar e comece a desenvolver o seu projeto.

Eu gosto de dizer que o melhor momento para ter começado algo novo foi a cinco anos atrás. Mas o segundo melhor momento é agora!

Ah, gostaria de pedir a você agora dois favores:

Compartilhe esse post para que outras pessoas também consigam, assim como você, encontrar nichos interessantes para trabalhar.

E também comente aqui o que você achou deste artigo, ou diga se ainda tem alguma dúvida. Terei o maior prazer em bater um papo com você e lhe ajudar da melhor forma a encontrar o seu nicho perfeito.

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Autor:
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André Luiz Alves
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