A internet, as redes sociais, os meios eletrônicos de comunicação, smartphones, notebooks e a tecnologia em geral já são partes indispensáveis na vida da pessoa, e o Marketing Digital traz amplas vantagens para negócios.
Ele consiste em estratégias e técnicas para a comunicação e divulgação de marcas e serviços, relacionamento com o cliente e aumento de vendas através de meios eletrônicos, ou seja, na internet.
Mas afinal, o que é marketing?
A palavra marketing deriva da palavra inglesa market, que se traduz como mercado. Então pode-se afirmar que Marketing seria o estudo para melhor aproveitamento do mercado com uso de estratégias comerciais voltadas para o aumento de vendas, agregando valor a um produto ou serviço, cativando assim o público-alvo.
Um bom marketing conectar o mercado com a empresa, captando informações de um para desenvolvimento do outro.
As estratégias de marketing devem buscar entender e solucionar os problemas do seu público-alvo, levando em conta seus valores, desejos e exigências, buscando assim construir um relacionamento duradouro e sólido entre cliente e empresa.
Quer um conteúdo altamente detalhado sobre o assunto? Então veja este guia completo sobre o que é marketing digital.
Quais as vantagens do Marketing Digital?
Cada dia que passa, maior é a quantidade de pessoas fazendo uso da internet no seu dia a dia. Veja alguns números abaixo:
- Existem cerca de 3 bilhões de usuários de e-mails;
- Cerca de 270 bilhões de e-mails são enviados todos os dias no mundo;
- Segundo o IBGE, aproximadamente 70% da população brasileira utiliza a internet;
- Mais de 60% da população brasileira está nas redes sociais.
Ou seja, a internet é um campo gigantesco, sem limite geográfico, onde podemos atuar para estreitar as relações entre o público e as marcas, o que representa economia para ambos os lados.
Utilizando-se de forma inteligente, é possível extrair um grande potencial que está contido nesse mercado.
Interatividade com o público
Uma das principais vantagens que o marketing digital oferece é oferecer interatividade entre o público e a marca.
As empresas e figuras-públicas fazem suas campanhas e ações.
Em contrapartida, os consumidores podem opinar e interagir com as campanhas, estreitando o relacionamento.
O foco deixa de ser o produto e volta-se para a experiência que o consumidor tem com a marca e o produto.
Direcionamento da divulgação
Ao contrário do marketing tradicional, no digital é possível direcionar a divulgação com maior precisão, visando atingir o público-alvo mais adequado.
As empresas têm a oportunidade de direcionar as campanhas e ações para as pessoas certas, ou seja, para aquelas que possuem o perfil certo e que irão realmente se interessar por seus produtos, serviços ou mensagens, o que proporciona grande economia.
O direcionamento pode levar em consideração parâmetros como sexo, localização, interesses, comportamentos, dentre outros parâmetros.
Análise de resultados
A obtenção e a análise de dados são outras grandes vantagens nesse modelo de publicidade, pois gera a possibilidade de mensuração dos resultados.
É possível analisar o alcance da divulgação e qual o público que foi impactado através de métricas que podem auxiliar a direcionar e aumentar a exposição da comunicação.
Ajustes rápidos significam melhores resultados.
Competitividade
A proximidade entre cliente e empresa que o marketing digital proporciona também possibilita que pequenas empresas possam ter oportunidades de atrair clientes assim como as grandes empresas.
Assim ambos os lados ganham, visto que o consumidor pode ter mais opções de escolha.
Possibilidade de “ser encontrado”
Cada vez mais o consumidor recorre a internet para buscar a solução de seus problemas.
A partir do momento que uma empresa se posiciona na internet de forma sólida, existe uma grande possibilidade de ser encontrado pelo seu cliente.
Portanto o cliente encontra a divulgação, é atraído, começa o relacionamento e a partir daí se torna um cliente ou seguidor.
Ccomo funciona o marketing digital?
Existem diversas ferramentas que compõem as possibilidades dentro do marketing digital. As mais utilizadas são:
- Gestão e monitoramento de redes sociais;
- Websites;
- Otimização para mecanismos de busca (SEO);
- E-mail Marketing;
- Automação do marketing digital;
- Marketing de Conteúdo;
- Inbound Marketing (ou marketing de atração);
- Dentre outras, que detalharemos em outros posts…
Mas para fazer tudo isso funcionar, é necessário conhecimento. Ou seja, estratégias mal aplicadas podem fazer com que o investimento não gere o retorno desejado ou, no pior dos casos, repercutir negativamente para a empresa.
Conclusão
A internet possibilita às pessoas um vasto leque de opções de interação, como: se informar, acessar vídeos e músicas, jogar, estudar, fazer amizades, compartilhar seu conhecimento, pesquisar produtos e serviços, debater opiniões, etc.
Uma empresa ou figura-pública bem posicionada na internet consegue se beneficiar de todas essas vantagens que citamos neste post.